sábado, 7 de abril de 2018

The Antidote | Antídoto [Apresentação de Daniel Lucindo]

Não, o título não é uma referência a uma tradução. Na verdade, são dois títulos de duas obras diferentes. Passo a explicar:

Em 2003, a banda portuguesa Moonspell aliou-se ao escritor José Luís Peixoto com uma proposta: "E se fizéssemos um livro e um disco como nunca se fez?"

E fizeram. O resultado foi o álbum The Antidote e a novela de contos Antídoto.

TheAntidote Cover 200.jpg          Antídoto.jpg

Esta Segunda-feira vou fazer uma apresentação sobre o processo de criação das duas obras e sobre o resultado da simbiose entre as duas formas de arte. Existe um conceito em comum entre ambas as obras, conforme os títulos indicam: um antídoto. Logicamente, um antídoto pressupõe a existência de um veneno. Nenhuma das obras é o veneno ou antídoto uma da outra. Pelo contrário, complementam-se. Em ambas existe um veneno que as contamina e uma busca por um antídoto que lhes dê um sentido.

Cada faixa do álbum deu origem a um "conto-irmão" no livro. Para os que não apreciam o género no qual os Moonspell se inserem, tal como para os que não apreciam o estilo de escrita do autor - ou até mesmo para quem não gosta nem duma coisa nem doutra -, é interessante (na minha opinião) ver que o álbum por si só faz sentido, que o livro por si só faz sentido, mas sobretudo que a junção das duas obras ganha todo um novo sentido. Não é uma colaboração "à frente do seu tempo" (é um pouco surpreendente que seja um tipo de colaboração inédito, se é que de facto o é), mas é uma colaboração que, dentro do meio artístico, peca por ainda hoje ser única, ou quase.

O álbum tem uma duração pouco inferior a uma hora e as 87 páginas (sem tirar aquelas que se contemplam em poucos segundos) podem ser lidas num período igualmente curto. Isto porque cada conto foi feito quase à mesma medida da duração de cada faixa (nalgumas é, inclusive, perfeitamente possível começar e acabar a leitura e audição no mesmo período de tempo), o que confere uma atmosfera própria e apropriada a cada conto, proporcionando uma experiência practicamente única de leitura. Isto porque em vez do leitor se deixar inebriar pelas palavras e criar na sua cabeça a sua própria atmosfera, o álbum apresenta a sua própria atmosfera a acrescentar às histórias.


Deixo em baixo os títulos dos temas e dos respectivos contos. Para os curiosos, deixo o link para audição do álbum na íntegra via YouTube (a descrição do vídeo contém os tempos para cada faixa, caso queiram só ir ouvindo bocados de uma ou outra). Quanto ao livro... Digamos que foi complicado para mim próprio tê-lo nas mãos. Deixo, porém, um link para um vídeo com a leitura de um excerto do conto "Lunar" por parte do próprio autor - é pouco, mas é o que se pode arranjar.
Durante a apresentação planeio também ler um excerto ou dois e, caso haja tempo, fazer uma experiência de leitura dum conto na íntegra em simultâneo com a reprodução da faixa respectiva.


  • The Antidote
    Antídoto


  1. In and Above Men
    Dentro e Sobre os Homens
  2. From Lowering Skies
    Os Céus Que Desciam Sobre Nós
  3. Everything Invaded
    Aquilo Que Invade os Homens
  4. The Southern Deathstyle
    Sul
  5. Antidote
    Antídoto
  6. Capricorn at Her Feet
    Capricórnio a Seus Pés
  7. Lunar Still
    Lunar
  8. A Walk on the Darkside
    Caminhar
  9. Crystal Gazing
    Cristal
  10. As We Eternally Sleep on It
    Ao Adormecermos Eternamente

Sem comentários:

Enviar um comentário

Exame - 20/6, sala B 0.6, 14h

O exame de melhoria e/ou final será dia 20 e não 18, conforme fora inicialmente anunciado. Quem tiver algum problema, contacte-me.